CPI debate violência contra jovens no Rio Grande do Norte

Da Redação | 27/08/2015, 18h38

As políticas públicas de combate à violência contra jovens no Rio Grande do Norte estarão em debate nesta sexta-feira (28), na CPI do Assassinato de Jovens.  A reunião ocorrerá às 13h na Assembleia Legislativa do estado.

A audiência foi pedida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Segundo ela, que o que está acontecendo em seu estado se assemelha a um extermínio de jovens, sendo a maioria deles negros.

- Precisamos tratar a questão como um problema de Estado, instituindo políticas públicas capazes de modificar essa realidade – afirmou.

Participarão da audiência a secretária estadual da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite; o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do RN, Marcos Dionísio Medeiros Caldas e a membro do Observatório da População Infanto-juvenil em Contextos de Violência da Universidade Federal do RN, Daniela Bezerra Rodrigues.

Também comparecerão à reunião a secretária estadual da Juventude do Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio e o advogado Centro de Referência de Direitos Humanos da Universidade Federal do RN, Hélio Miguel Santos Bezerra.

A audiência será interativa e quem quiser participar deve acessar o portal e-Cidadania, no endereço www.senado.leg.br/ecidadania, ou ligar para o Alô Senado, pelo telefone 0800 61 22 11.

Mapa da Violência

O site Mapa da Violência divulgou em junho deste ano pesquisa realizada em todas as regiões do país. O estudo registrou o número de mortes de adolescentes de 16 e 17 anos por estado no ano de 2013. O resultado  mostrou que as Regiões Nordeste e Sudeste estão no topo do ranking. As duas regiões somadas registraram 2.724 mortes de jovens, de um total de 3.749.

O Rio Grande do Norte está em quarto lugar no ranking dos estados, com 117 mortes. Deles, 108 são do sexo masculino e  91 são negros. O resultado obedece ao perfil nacional de jovens vitima de violência no Brasil: homem, negro e jovem.

A Região Centro-Oeste também aparece com destaque na pesquisa. O Distrito Federal e Goiás estão respectivamente em 5º e 6º lugar no ranking geral. O primeiro registrou 76 mortes de adolescentes de 16 e 17 anos, já o segundo 183.

Com informações da assessoria da senadora Fátima Bezerra (PT-RN)

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)