Apresentados pareceres sobre indicações de embaixadores para Indonesia, Sérvia e Etiópia

Da Redação | 27/08/2015, 14h05

Foram lidos nesta quinta-feira (27), em reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), os relatórios sobre as mensagens presidenciais de indicação de novos embaixadores junto à Indonésia, à Sérvia, cumulativamente com Montenegro, e à Etiópia, cumulativamente com Djibuti e Sudão do Sul. As mensagens presidenciais receberam vista coletiva, e as sabatinas dos membros do corpo diplomático serão agendadas posteriormente.

O nome do diplomata Rubem Antonio Correa Barbosa foi indicado para assumir a embaixada do Brasil na Indonésia. O presidente da comissão, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), registrou que a tramitação da indicação esteve paralisada após a polêmica envolvendo os dois países, com a presidente Dilma Rousseff recusando-se a receber as credenciais do embaixador da Indonésia no Brasil no início deste ano, Toto Riyanto. O estremecimento das relações ocorreu após a execução dos brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira, fuzilado em janeiro, e Rodrigo Gularte, em abril, condenados por tráfico de drogas, o que gera pena capital naquele país. Somente agora a tramitação da mensagem pode prosseguir, disse.

O relator ad hoc da mensagem, senador Helio José (PSD-DF), informou que Rubem Barbosa concluiu a graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cândido Mendes (RJ) em 1974, mesmo ano em que frequentou o Curso de Preparação para a Carreira Diplomática. Também no Instituto Rio Branco, conclui o Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas (1982); e o Curso de Altos Estudos (1995), no qual defendeu a tese com o título de “O diferendo sobre a fronteira marítima entre a Colômbia e a Venezuela”.

Sérvia e Montenegro

A indicada para assumir a embaixada na Sérvia, cumulativamente com Montenegro, foi a diplomata Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert.  Nascida em Aimorés (MG), ingressou na carreira diplomática em 1983, tornando-se terceira-secretária no ano seguinte, segunda-secretária em 1989, primeira-secretária em 2000, conselheira em 2005 e ministra de segunda classe em 2008.

O relator ad hoc da mensagem, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), lembrou que os dois países são ex-repúblicas iugoslavas, e o Brasil manteve relações historicamente amigáveis com a antiga Iugoslávia. Esse legado de proximidade ainda hoje condiciona o relacionamento com a Sérvia e com Montenegro, apesar de, nesta última nação, que obteve independência em 2006, as relações bilaterais ainda serem incipientes.

Etiópia

O diplomata Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes foi o indicado para assumir o cargo de embaixador do Brasil na República Democrática Federal da Etiópia e, cumulativamente, na República do Djibuti e na República do Sudão do Sul.

O relator ad hoc, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), registrou que o indicado ingressou no Instituto Rio Branco em 1985; concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas, do mesmo Instituto, em 1996; e o Curso de Altos Estudos (CAE) em 2008, quando defendeu a tese “A Política Externa do Governo Sarney: o início de reformulação de diretrizes para a inserção internacional do Brasil sob o signo da democracia”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)