Plenário aprova indicações de embaixadores para Espanha e Botsuana

Da Redação | 26/08/2015, 20h51

Por 57 votos favoráveis e cinco contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (26) a indicação do diplomata Antônio José Ferreira Simões para o cargo de embaixador do Brasil na Espanha e, cumulativamente, no principado de Andorra. Os senadores também aprovaram a indicação de Ricardo André Vieira Diniz para assumir a embaixada brasileira em Botsuana, na África. O diplomata recebeu 61 votos favoráveis e dois contrários. A aprovação das indicações será comunicada à Presidência da República.

Relator da indicação de Ferreira Simões, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o diplomata exerceu diversas funções a serviço do Brasil nos últimos 35 anos. O diplomata, ressaltou, é especializado em infraestrutura e ajudou a construir o acordo automotivo do país com o México, além de ter coordenado a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), proposta pelos Estados Unidos como forma de eliminar barreiras comerciais e incentivar o livre comércio no continente.

No dia 20 de agosto, em sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Ferreira Simões defendeu a atração de novos investimentos espanhóis para o Brasil, os quais, segundo afirmou, podem ser facilitados com o pacote de concessões anunciado pelo governo brasileiro. Simões informou ainda que pretende atuar na ampliação do comércio entre os dois países e no incremento da cooperação na área educacional. Atualmente, a Espanha é o sétimo maior destino de estudantes brasileiros.

Na mesma audiência, Ricardo André Vieira Diniz destacou o crescimento econômico expressivo de Botsuana, que já conta com um sistema democrático consolidado e com eleições livres e transparentes. Apesar disso, o diplomata lembrou que o país africano ainda tem grandes desafios, como combater a desigualdade de renda — cerca de 20% da população vive abaixo da linha de pobreza — e vencer a Aids, que atinge 23% da população adulta. A indicação de Vieira Diniz foi relatada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)