Obstrução do PMDB adia votação da LDO na Comissão de Orçamento

Da Redação | 26/08/2015, 17h31

A votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016 foi adiada para a próxima terça-feira (1º de setembro) pela presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). A decisão ocorreu depois que a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados anunciou a obstrução no colegiado. O anúncio foi feito pelo coordenador da bancada peemedebista na comissão, deputado Danilo Forte (CE), em reunião com a presidente, demais coordenadores de partidos e relator da LDO 2016, deputado Ricardo Teobaldo (PTB-PE).

Danilo Forte disse que recebeu uma ligação do líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), que pediu para os deputados entrarem em obstrução até que ele se reúna com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, “para analisar alguns pontos referentes ao processo de andamento da Comissão de Orçamento”. Padilha tem respondido também pela articulação política do governo.

O deputado cearense não soube explicar as questões que Picciani quer tratar com Padilha. O líder do governo na comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), apoiou o encerramento da reunião, já que as votações no colegiado costumam ser amparadas em acordos, e disse que ela deverá ser retomada apenas quando “nenhum partido estiver em obstrução, porque isso só traz desgaste desnecessário”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)