Gurgacz questiona política de juros altos para enfrentar crise econômica

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/08/2015, 17h29

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) criticou nesta terça-feira (25) em Plenário a política de juros altos, que ele considera nociva para a economia brasileira e ineficaz contra a inflação e a fuga de capitais. Em sua opinião, os sete aumentos seguidos da taxa básica de juros deixaram as empresas sobrecarregadas e causam dificuldade à retomada da atividade econômica.

Eu entendo que não é esse o caminho para retomarmos a economia brasileira. Basta vermos que a inflação se mantém na casa dos 6%; que a atividade produtiva teve uma retração de 8,7% no primeiro semestre; que o desemprego no Brasil já é de 8,25% e está na casa dos dois dígitos em quatro capitais, incluindo São Paulo; e que somente o setor financeiro está obtendo lucros crescentes — disse.

Gurgacz citou o exemplo da China, Estados Unidos e Japão, que enfrentaram a crise reduzindo as taxas de juros, de modo a estimular a indústria e o mercado interno. Ele também manifestou dúvidas sobre a capacidade da equipe econômica brasileira de responder às adversidades.

Não podemos colocar no ombro dos trabalhadores, dos empresários, dos agricultores, daqueles que produzem e fazem nossa economia girar a conta pelos erros cometidos no passado e pela falta de criatividade e habilidade para a construção de caminhos alternativos — concluiu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)