Humberto Costa diz esperar que parlamentares 'não invistam no descalabro das contas públicas'

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/08/2015, 16h06

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), disse esperar que neste segundo semestre sejam aprovadas propostas que ajudem o país a enfrentar a crise econômica, como a que dá fim à desoneração da folha de pagamento de empresas de alguns setores.

Ele ainda defendeu a proposta que unifica o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a que cria o fundo de compensação para os estados que tiverem perdas com essa unificação por meio do repatriamento de dinheiro depositado no exterior e que não tenha sido declarado pelos contribuintes.

O senador alertou que a chamada “pauta-bomba”, com projetos que aumentem as despesas públicas, afasta investidores e dá fundamento para decisões negativas de agências de avaliação de riscos.

Para Humberto Costa, no primeiro semestre faltou equilíbrio ao Congresso Nacional na análise de algumas propostas, que, embora meritórias, não são oportunas no momento de crise que o país atravessa e, por isso, contrárias aos esforços feitos para cortar despesas.

E isso aconteceu, na opinião do senador, por causa do embate político que envolveu o ajuste fiscal, algo que o senador espera que não ocorra no segundo semestre.

— Acredito que essa compreensão prevaleceu e não penso que parlamentares continuarão investindo no descalabro das contas públicas por conveniência política. É ignorância política ter diferenças com o piloto e, em razão disso, querer derrubar o avião — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Humberto Costa