Cristovam presidirá conselho do Prêmio Jornalista Roberto Marinho

Da Redação | 04/08/2015, 19h41

O Senado instalou nesta terça-feira (4) o conselho do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico. O colegiado será presidido pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), tendo como vice-presidente a senadora Ana Amélia (PP-RS).

A premiação foi criada em 2009 com o objetivo de reconhecer os jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento da profissão no país.

O conselho será formado por 15 senadores, representando os diversos partidos com assento na Casa. Eles avaliarão os nomes que podem ser indicados por qualquer senador e pela sociedade civil por meio dos canais de comunicação do Senado ou diretamente aos parlamentares.

Cristovam afirmou que a premiação é um reconhecimento da importância do jornalismo para o exercício da democracia. Os profissionais da área, muitas vezes são responsáveis por cobrir grandes pautas, a exemplo de casos de corrupção ou investigações, também enfrentam dificuldades como falta de segurança, baixos salários e demissões, segundo o senador.

— Acredito ser necessário valorizar essa profissão, não só com melhores salários, mas também com um prêmio. Estamos em um momento em que o jornalismo precisa ser reconhecido. Os senadores e a sociedade civil indicarão os nomes que, para eles, merecem essa homenagem pelo serviço ético que tenham feito.

A primeira edição do Prêmio Jornalista Roberto Marinho terá lugar em sessão especial no Plenário do Senado, ainda sem data definida.

Roberto Marinho, que dará nome à premiação, foi um dos brasileiros mais influentes do século 20. Após herdar do pai, Irineu Marinho, o jornal O Globo (em 1925), formou o maior conglomerado de comunicação do país, com televisão, rádio, jornal impresso e serviços de informação e entretenimento na internet. O jornalista morreu em 2003, aos 98 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)