Fernando Bezerra Coelho celebra os 15 anos do Porto Digital de Recife

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/08/2015, 17h48

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) comemorou nesta segunda-feira (3) os 15 anos de existência do Porto Digital, um polo de desenvolvimento de softwares e de tecnologia de informação, localizado no centro histórico de Recife.

— Nestes 15 anos de existência, muitos bons negócios foram realizados sob o guarda-chuva do Porto Digital, que não param de inovar. A iniciativa agora ultrapassa as fronteiras do Recife com a inauguração de dois armazéns da criatividade no interior do estado. O primeiro em Caruaru e o outro em Petrolina, estimulando a inovação no agreste e no sertão de Pernambuco.

O senador explicou que o projeto reúne cerca de 150 empresas de software, games, multimídia, música, design, fotografia e outras atividades da chamada economia criativa. Fernando Bezerra Coelho destacou que o parque tecnológico já emprega mais de oito mil profissionais do setor e ocupa mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos recuperados na região central de Recife.

— Quero aqui fazer uma referência especial ao meu antecessor no Senado, o hoje deputado federal Jarbas Vasconcelos, que quando governou Pernambuco teve a sensibilidade de compreender o que era o Porto Digital. Ele desenvolveu políticas públicas capazes de incentivar a atração de empresas para a região. Os impostos foram diferenciados e o governo investiu na melhoria da infraestrutura do bairro, dotando a região com 10 quilômetros de fibra ótica e internet rápida — elogiou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)