CRE deve votar cinco acordos internacionais e sabatinar dois diplomatas na quinta-feira

Da Redação | 03/08/2015, 18h23

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promove reunião na quinta-feira (6), a partir das 10h, para votar cinco acordos internacionais e, em seguida, sabatina dois diplomatas indicados para comandar as embaixadas do Brasil no Senegal e na Suíça.

O PDS 180/2015 aprova o texto do acordo entre o Brasil e a República da Sérvia, que tem o propósito promover a cooperação em assuntos relativos à defesa, especialmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento militares, incluída a troca de experiências e o desenvolvimento de programas e projetos; apoio logístico; aquisição de produtos e serviços de defesa; troca de informações e experiências em temas de segurança, operação de equipamento militar; realização de exercícios militares conjuntos; treinamento e instrução militar.

O PDS 181/2015 aprova texto de acordo celebrado entre o Brasil e a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O acordo estabelece que a cidade do Rio de Janeiro será a sede do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde.

O PDS 212/2015 é relativo a acordo entre Brasil e Polônia e se assemelha a outros assinados com mais de 60 países nos últimos anos. O acordo reflete a tendência de estender aos dependentes dos servidores das missões diplomáticas e repartições consulares a oportunidade de trabalhar no exterior.

O PDS 213/2015 trata de um acordo entre Brasil e Suriname que visa o fortalecimento da cooperação educacional no âmbito da educação avançada; a formação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores; o intercâmbio de informações e experiências; e a cooperação entre equipes de pesquisadores.

Já o PDS 229/2015 é relativo a um acordo entre Brasil e Uruguai para a criação de um plano de ação conjunta para alavancar o tratado de cooperação de ambos os países que prevê massificação de banda larga.

Sabatinas

Após as votações, os senadores que integram a CRE devem sabatinar os diplomatas Flávio Hugo Lima Rocha Junior e José Borges dos Santos Júnior. O primeiro foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para comandar a embaixada brasileira no Senegal, cumulativamente com a embaixada na Gâmbia. Já o segundo foi indicado para a embaixada na Suíça, que comandará cumulativamente com a embaixada em Liechtenstein.

A CRE é presidida pelo senador Aloisio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)