Ataídes Oliveira diz que o Brasil só sairá da crise econômica se reequilibrar contas públicas

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/08/2015, 19h17

“O Brasil vive um dos momentos mais conturbados de sua história”, disse nesta segunda-feira (3) o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). Ele reclamou que nunca a aprovação do governo esteve tão baixa; a inflação se aproxima dos 10%; a taxa básica de juros está em 14,25% e o desemprego está crescendo, chegando a 13,25% em São Paulo.

Segundo o senador, como resultado da queda de credibilidade, famílias, empresários e trabalhadores perderam a confiança no futuro. Por isso, não consomem, não investem e não produzem, o que agrava a situação do país.

Ataídes Oliveira reclamou principalmente da elevação da taxa dos juros, alegando que na verdade ela fomenta a inflação. Isso porque, segundo o senador, os juros altos inibem a produção, o que, por sua vez, reduz a oferta de produtos no mercado, alimentando assim a inflação e contribuindo para o desemprego. O senador também sugeriu um caminho para o país superar esses problemas.

- O Brasil somente conseguirá sair desta terrível crise por meio do equilíbrio das contas públicas, do corte do número de ministérios e de cargos comissionados. Nós temos 39 ministérios, 26 mil cargos comissionados hoje. Estados Unidos não têm 7 mil cargos comissionados. Redução da taxa de juros, para que os empresários voltem a produzir e contratar e os brasileiros voltem a consumir. Isso combinado com o fim dessa maldita corrupção, que assola o país sob o governo do PT.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)