Comissão pode ouvir Mangabeira Unger sobre temas relacionados à política externa

Sergio Vieira | 31/07/2015, 08h01

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) retoma os trabalhos no segundo semestre, em reunião marcada para a quinta-feira (6). Um dos nove itens da pauta é o pedido do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para a realização de uma audiência pública com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Mangabeira Unger.

Lindbergh enfatiza que Mangabeira, na condição de ministro, já possui uma extensa agenda acertada de reuniões com autoridades de outros países. Entre elas, a recepção, em breve, de uma delegação oficial do governo chinês. Cabe à SAE chefiar delegações nacionais em encontros específicos com membros do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

— Mangabeira coloca a serviço de nosso país sua extensa rede de contatos e a visibilidade que tem no mundo. A SAE também está diretamente envolvida em questões de política externa nas áreas de pesquisa e defesa por meio da parceria com o instituto de Pesquisa Econômica Aplicada — lembra Lindbergh, que cita também a participação da secretaria nos programas “Pátria Educadora” e “Produtivismo Includente”, por meio de reuniões com autoridades de outras nações.

Sabatinas e acordos internacionais

Outro item da pauta é a sabatina do diplomata José Borges Júnior, indicado pela presidente Dilma Rousseff para exercer o cargo de embaixador brasileiro na Suíça, cumulativamente com o Principado de Liechtenstein. Deverá ser sabatinado também o diplomata Flávio Hugo Lima Rocha Junior, indicado para a embaixada no Senegal, cargo que deverá acumular com a de embaixador em Gâmbia.

A comissão também deve analisar cinco acordos internacionais assinados pelo governo brasileiro. Um deles foi firmado com o Uruguai com o objetivo de massificação do acesso à internet em banda larga e nas telecomunicações em geral. Outro foi com a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) para o funcionamento do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS).Também estão na pauta acordos com a Sérvia na área da Defesa, com o Suriname na área da educação e com a Polônia relativo à remuneração de parentes de empregados que servem a membros do corpo diplomático.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: