Senado poderá ter prêmio para atuação no desenvolvimento da agricultura e da pecuária

Da Redação | 30/07/2015, 09h07

Com a finalidade de estimular ações voltadas ao progresso do agronegócio brasileiro, principalmente nos setores da agricultura e da pecuária, o Senado poderá instituir o Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário. A proposta (PRS 19/2015), de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT) e de outros parlamentares, tramita em caráter terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde já recebeu relatório favorável da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

O prêmio deverá ser concedido anualmente a pessoas físicas ou jurídicas brasileiras que tenham se destacado pela prestação de relevantes serviços em prol do desenvolvimento da agricultura e da pecuária. O projeto define serviços relevantes como iniciativas de cunho industrial, comercial ou tecnológico que comprovadamente promovam o crescimento da atividade agropecuária, em âmbito nacional ou internacional. Pelo texto a ser votado, haverá uma comissão para cuidar do prêmio, constituída por representantes da Presidência da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e de entidades da sociedade civil.

Jonas Pinheiro

Na justificativa do projeto, José Medeiros disse que a escolha do patrono para a premiação é um modo de “prestar justa homenagem a um dos pioneiros da extensão rural em nosso país”. O senador afirma que Jonas Pinheiro (1941-2008) foi um “ardente defensor das causas do campo” e “um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da luta pela valorização do setor agrário nacional”. Para Medeiros, Jonas Pinheiro era “um homem que, nascido nos recônditos da solidão pantaneira, compreendeu, como poucos, a vocação rural de nossa nação”.

Nascido em Santo Antônio do Leverger (MT), Jonas Pinheiro era formado em Medicina Veterinária. Foi deputado federal e senador por vários mandatos e pautou sua trajetória pública pela "defesa da qualidade de vida do homem do campo". Pinheiro morreu em 2008, de falência múltipla de órgãos.

“O senador Jonas Pinheiro foi uma das figuras mais atuantes em prol do desenvolvimento do agronegócio. Um homem do campo, que conhecia como ninguém as questões relacionadas ao setor e que se tornou no Parlamento uma das vozes mais representativas dos anseios do segmento agropecuário", afirma Simone Tebet no relatório.

Para a senadora, a premiação é importante como forma de estimular as ações em favor de um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira.

"Graças à força, à qualidade e à competitividade de nosso agronegócio, o Brasil é hoje um dos maiores exportadores de commodities do mundo. É sem dúvida pertinente, oportuna, justa e meritória proposição que pretenda instituir o Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário. Com tal iniciativa, o Senado, além do reconhecimento da extrema relevância do setor agropecuário para o nosso país, presta reverência a uma de suas figuras históricas que mais atuou em prol desse setor”, disse ainda a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)