Autoridades do DF e Entorno defendem união política pela duplicação da BR-080

Paulo Sérgio Vasco | 13/07/2015, 18h20

As bancadas do Distrito Federal e Goiás devem se entrosar como forma de garantir recursos para a duplicação da BR-080, no trecho que vai de Taguatinga (DF) a Padre Bernardo (GO).

A avaliação é dos participantes de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) sobre a viabilidade do empreendimento, realizada nesta segunda-feira (13) por iniciativa do senador Hélio José (PSD-DF).

Diretor-geral interino do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro Silveira, informou que um estudo do órgão avalia a duplicação de 142 quilômetros da rodovia, que passa por uma região de intenso movimento, gerado pelo turismo e atividades agrícolas.

Já o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF), Henrique Luduvice, explicou que o órgão elabora um termo de referência para a contratação futura das obras de duplicação. A etapa seguinte envolveria a elaboração de projeto de engenharia e a obtenção de licenciamentos ambientais.

O senador Hélio José, por sua vez, disse que vem mantendo conversas com lideranças políticas de Goiás em prol da duplicação da BR-080. Ele também defendeu a alocação de mais recursos e a apresentação de emendas orçamentárias destinando mais dinheiro para as obras da rodovia, que constitui uma "reivindicação histórica” dos moradores da região a ser afetada pelo empreendimento.

A duplicação da BR-080 também foi defendida pelo deputado Augusto Carvalho (SD-DF). Ele contou que já foram coletadas e encaminhadas às autoridades competentes mais de 15 mil assinaturas em defesa das obras.

- Brasília já tem acesso duplicado na saída para Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia. Será que falta poder político das comunidades que moram na região [da BR-080] ? – questionou o deputado.

O entrosamento entre as bancadas parlamentares foi defendido ainda pelo secretário-adjunto de Infraestrutura do Distrito Federal, Maurício Canovas, em razão da “complicada situação financeira” do governo local.

- Nesse ano não haveria possibilidade de execução de nada, pela crise financeira que o GDF [Governo do Distrito Federal] tenta superar. Há necessidade de entrosamento das bancadas para definição desses recursos – afirmou.

Representante do Ministério das Cidades, Ricardo Alvarenga lembrou que ocorrem 50 mil mortes por ano em acidentes de trânsito no Brasil. Ele defendeu investimentos em rodovias como forma de oferecer segurança à população.

Administrador de Brazlândia, André Luiz Queiroz Rosa disse que a duplicação da BR-080 talvez não seja o fim dos problemas de trânsito, mas ressaltou que a obra é de fundamental importância para a redução de mortes na região.

Prefeito de Padre Bernardo, Francisco de Moura Teixeira Filho disse que a rodovia atravessa toda a extensão da cidade. Para ele, a simples criação de acostamentos e terceiras pistas e marginais não resolve os problemas de tráfego intenso na região.

Representante em Brazlândia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Severino Dias observou que o aumento do tráfego na BR-080 ocorreu a partir da pavimentação do trecho entre Dois Irmãos e Uruaçu, em Goiás.

Presidente da Associação Pró-Descoberto, Rosane Carneiro destacou que o movimento na rodovia aumenta de forma expressiva nos finais de semana, uma vez que Brazlândia é hoje o maior pólo de turismo rural do Distrito Federal.

Integrante do Movimento DF Melhor, a produtora Márcia Rosely chamou atenção para o aumento do movimento de ciclistas na BR-080.

Caminhoneiro e vereador de Padre Bernardo desde 1992, Arnaldo Pereira Trindade destacou que o crescimento agrícola da região promove um fluxo de caminhão e veículos “muito superior ao imaginado”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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