Programa Escola Interativa é elogiado por senadores

Rodrigo Baptista | 07/07/2015, 14h33

Realizado à margem das políticas executadas pelo governo federal, o Programa Escola Interativa, da Prefeitura de São José dos Campos (SP) foi elogiado nesta terça-feira (7) por senadores durante audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Ao falar no decorrer da reunião, convocada para debater a política de universalização da banda larga, o prefeito Carlos José de Almeida apresentou os resultados obtidos pelo município com o programa, que visa equipar todas as salas de aula da rede municipal com projetores interativos, notebooks para os professores e tablets para os alunos.

Cada unidade escolar é também equipada com antenas Wi-Fi e um servidor exclusivo por sala de aula com velocidade de conexão que varia de 10 Mbps a 30 Mbps. Até agora, 238 salas já estão equipadas. Mais de 15 mil alunos receberam tablets; 3200 notebooks foram entregues a professores. A meta é criar 600 salas de aula interativas nas 46 escolas de Ensino Fundamental até o final de 2016.

— O ambiente da escola está muito mais interessante e dinâmico. O que eu acho que se destaca é essa capacidade que o professor tem de, no meio de uma aula, quando um aluno levanta um assunto do momento, que ele viu na televisão ou que ele ouviu falar, imediatamente pegar um conteúdo dinâmico e trabalhar com os alunos — relatou o prefeito Carlos José de Almeida, convidado a apresentar o programa aos senadores.

Aumentar a velocidade da banda larga nas escolas públicas, com integração das políticas para oferta dos equipamentos de laboratório, dos conteúdos digitais e da capacitação, é uma das recomendações aprovadas pela  Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) no final de 2014, quando avaliou o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Para o presidente do colegiado, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a exemplo das escolas de São José dos Campos, o quadro-negro deveria ser aposentado em todo país.

— Quadro-negro tem que ir para o museu, é como carruagem. Colocar um aluno para assistir aula de Astronomia no quadro negro é como a gente ir para o Rio Grande do Norte de carruagem — disse Cristovam, que defendeu a federalização da educação como saída para modernizar o ensino.

Ao elogiar o programa, Cristovam ponderou que o município paulista tem renda superior à média do país. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) concordou e defendeu a regulamentação de artigo do Plano Nacional de Educação que trata do sistema articulado de educação:

—  O Sistema Nacional Articulado de Educação significa regulamentar para fazer com que os três entes, do Governo Federal, os governos estaduais e os governos municipais, possam estabelecer pactos não só no campo da cooperação, mas também no campo do orçamento, no campo da sustentação financeira, para que, programas como esse que o prefeito Carlinhos acaba de apresentar — disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)