Humberto Costa elogia MP de proteção ao emprego

Da Redação | 07/07/2015, 20h43

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), elogiou em discurso no Plenário a MP 680/2015, que cria o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). A medida permite redução limitada de salários e jornada em lugar de demissões para empresas que aderirem ao programa. Na opinião de Humberto Costa, é uma iniciativa “extremamente inteligente”.

- É uma medida de amplo alcance social, criada para fazer face aos reflexos mais perversos dessa duradoura crise econômica, que são a perda do emprego para os trabalhadores e o retrocesso no seu padrão de vida seu e de suas famílias - disse o senador.

A MP determina que as empresas participantes do PPE possam reduzir em 30% os salários e a jornada de trabalho de seus empregados por um período determinado, desde que não efetuem demissões nesse tempo. O governo federal bancará uma complementação para os trabalhadores atingidos, equivalente à metade da redução salarial. Os recursos para isso virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para Humberto Costa, a medida cria um “abrigo confiável” para as empresas e para os trabalhadores e evita o crescimento do desemprego. O senador afirmou que o governo federal age dessa forma porque consegue “enxergar seres humanos” nas estatísticas econômicas, e lembrou que, nas gestões de seu partido, foram criadas 20 milhões de vagas formais no mercado de trabalho.

O líder petista também criticou a oposição, que vem demonstrando o que ele entende serem “impulsos golpistas”. Ele convocou os oposicionistas a apresentarem propostas em vez de tentarem “fragilizar o governo” através de “quarteladas de tribunais e da grande imprensa”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: