Comissão Mista de Inteligência discutirá segurança de grandes eventos

Da Redação | 07/07/2015, 17h17

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovou requerimento da deputada Jô Moraes (PCdoB- MG), presidente do colegiado, para avaliar a atuação do setor de inteligência em grandes eventos promovidos no Brasil nos últimos anos. Em especial, os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de Futebol.

Também será debatido o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, respectivamente, de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro.

— É uma perspectiva da organização, de como o Brasil está se preparando. Porque nós estamos vivendo momentos de tensões maiores e o debate sobre a questão do terrorismo está exigindo a articulação de todas as inteligências do mundo, sobretudo dos países que terão suas representações aqui. Bem como também, um esforço de conhecimento da sociedade sobre os possíveis riscos, com toda certeza preveníveis, que a atividade de grandes eventos deve apresentar — observou a deputada.

Devem ser convidados para o debate representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério da Defesa.

Outros requerimentos

Também foram aprovados outros requerimentos da deputada Jô Moraes, que solicitou a alteração do tema de audiência pública a ser realizada na próxima terça-feira (14) para Reforma da Legislação Brasileira de Inteligência; a realização de seminário internacional sobre a atividade de inteligência no estado democrático de direito; e relatório do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, sobre as atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas pelo respectivo órgão ou entidade do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

Foi aprovada ainda a indicação de visita da comissão ao Ministério do Planejamento para tratar da realização de concurso público da Abin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)