Telmário diz que projeto de Serra sobre papel da Petrobras no pré-sal vai prejudicar a empresa

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2015, 18h14

O senador Telmário Mota (PDT-RR) disse que, sem fazer antes uma grande discussão, o Senado não pode votar o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras participar com o mínimo de 30% dos investimentos na exploração de petróleo do pré-sal.

Após ressaltar a importância da empresa, ele disse que, em vez de entregar a maior parte da exploração do petróleo a estrangeiros, como ocorria no passado, o governo do PT optou pelo regime de partilha,  garantindo, assim, a maior parte dos lucros do pré-sal para a União.

Telmário Mota afirmou que a Petrobras está tentando superar as dificuldades criadas pela corrupção. Por isso, o momento é de ajudá-la a se reerguer em vez de aprovar um projeto que, em sua opinião, além de prejudicar a empresa, seria um crime de lesa-pátria:

- Sou extremamente contrário ao projeto do senador José Serra. O projeto entrega o nosso maior patrimônio. Temos que lutar contra esse projeto, ele não pode passar nessa Casa de afogadilho. É preciso que haja uma discussão muito mais ampla, não basta uma sessão temática. É preciso que o Senado discuta amplamente, com todos os setores, inclusive com as empresas interessadas, o caminho que devemos seguir - disse o senador.

Telmário Mota também defendeu a implantação do Parque Nacional do Lavrado na área indígena São Matos e não na Serra da Lua, que é uma área produtiva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Telmário Mota