Romero Jucá fica contra demarcação de áreas de proteção no bioma Lavrado em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2015, 16h20

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse ser contrário à demarcação de áreas de proteção do bioma Lavrado — área de savana existente apenas em Roraima — nas regiões da Serra da Lua ou da Serra do Tucano, onde atualmente há produtores rurais. Jucá afirmou que, se o governo fizer isso, vai apresentar um decreto legislativo para derrubar tal medida legal.

Para o senador, o governo pode promover a superposição da área de preservação do Lavrado com as reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos.

Ele lembrou que, atualmente, apenas 35% do território de Roraima está disponível para atividades produtivas. O restante da área já é destinada a reservas indígenas e ambientais. Isso, disse o senador, praticamente impede o crescimento econômico do estado e a geração de emprego ou de renda.

— Não vamos aceitar mais nenhum tipo de demarcação que corresponda à retirada de área produtiva do estado de Roraima. Não vamos aceitar nenhuma demarcação que corresponda a retirada de produtores, quer da Serra da Lua, quer da área do Tucano — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)