Capiberibe pede criação de comissão de transparência e governança pública

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2015, 18h28

O senador João Capiberibe (PSB-AP) pediu apoio da Casa para a criação de uma comissão permanente de transparência e governança pública, de modo que o Senado possa contribuir para a abertura das informações governamentais para o cidadão.

Capiberibe elogiou a Lei da Transparência, que segundo ele tornou o Brasil reconhecido internacionalmente como um dos países mais avançados na publicação de informações sobre gastos e receitas públicas.

O senador lembrou que, ao assumir o governo do Amapá em 1995, implantou um modelo pioneiro de transparência de contas públicas associada a uma política econômica de desenvolvimento sustentável. Segundo Capiberibe, na época essas inovações sofreram combate de forças conservadoras e a incompreensão de políticos que não entendiam seu significado.

— Tenho convicção de que esta Casa vai se debruçar nessa discussão: colocar o componente da conservação do meio ambiente como fundamental para que as gerações futuras possam ter o mesmo direito que nós estamos tendo hoje, de usufruirmos daquilo que a natureza nos oferece.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)