Ana Amélia diz que crise da Grécia deve servir de alerta ao Brasil

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2015, 18h38

A senadora Ana Amélia (PP-RS) traçou um paralelo entre a Grécia, que enfrenta severa crise econômica, e a situação brasileira. Para ela, o agravamento da dívida grega e suas causas devem servir como “alerta” para o Brasil.

Ana Amélia lembrou que a Grécia passou a última década gastando “mais do que podia”, contraindo empréstimos e alterando as contas públicas para que elas apresentassem resultados mais favoráveis. Na opinião da senadora, o Brasil vive um dilema semelhante em matéria de gestão fiscal.

- O Brasil não tem adotado, na última década, práticas de gestão muito diferentes das da Grécia, mesmo considerando nossas diferenças econômicas e financeiras em relação àquele país. Mas temos que lembrar, também, que os ministros do Tribunal de Contas da União encontraram indícios de irregularidades que foram manobras para aliviar temporariamente o déficit das nossas contas públicas - afirmou a senadora.

Entre os problemas enfrentados pelo Brasil neste momento, apontou a senadora, estão o aumento da inflação e do desemprego, a queda da produtividade, a ineficiência dos serviços públicos, a falta de governança com o dinheiro público e o ajuste fiscal “penoso e rigoroso”.

Ana Amélia afirmou que a Grécia está “sofrendo as consequências” de suas atitudes e que o Brasil “não pode seguir o mesmo caminho”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Ana Amélia