Mudanças climáticas e economia na América Latina são destaques na TV Senado

Da Redação | 03/07/2015, 09h51

Neste final de semana, um dos destaques da programação da TV Senado é a entrevista do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) ao programa Ecosenado. O senador, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, tem trabalhado na preparação brasileira para a Conferência das Partes (COP 21) das Nações Unidas para o Clima, que este ano ocorrerá em Paris (França), no mês de dezembro.

Entre as propostas a serem defendidas pelo senador na conferência da ONU, está o estabelecimento de metas para conter a desertificação no semi-árido brasileiro. No programa, ele fez ainda uma avaliação da crise hídrica e dos esforços para aumentar a produção de energia de matrizes renováveis em nosso país e no mundo.

Em outra reportagem, a senadora Regina Sousa (PT-PI) e o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) propõem um debate na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) tendo como tema a crise hídrica. Autores dos requerimentos para audiência pública, eles debateram com especialistas a escassez de água vivenciada pelo país neste momento.

A água também é tema matéria sobre a sabatina de Ney Maranhão para o cargo de diretor de hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), que ocorreu na mesma comissão. Os senadores Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CMA, e Lídice da Mata (PSB-BA) pediram ao indicado mais empenho da agência na fiscalização das obras de revitalização do Rio São Francisco.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, também participa dessa edição do EcoSenado. Ela fala do programa Carbono Menos, lançado pelo Núcleo de Ações Sócio-Ambientais do Senado. Outros conteúdos tratados são os 207 anos de existência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o anúncio de que mais de metade das propriedades rurais brasileiras estão inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Ecosenado tem meia hora de duração e será exibido em três diferentes horários neste final de semana.

América Latina

Carlos Mussi, da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, é o entrevistado do programa Agenda Econômica, que vai ao ar em dois horários nestes sábado e domingo. Analisando os problemas que perduram na América Latina desde a crise econômica mundial de 2008, ele avalia que a região se encontra em uma encruzilhada: ou usa os recursos de que ainda dispõe para articular políticas de desenvolvimento, ou diversifica sua inserção na economia internacional.

Uma audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar de Inqúerito do Assassinato de Jovens em 18 de maio passado é o tema do programa Em Discussão, que será exibido nestes sábado (4), domingo (5) e segunda-feira (6). No programa, estudiosos relatam a explosão de violência no Nordeste, o preconceito racial, as particularidades de cada cidade, a precariedade dos dados, os autos de resistência e sobre o trabalho policial.

Como assistir

EcoSenado

Dia e horário: sábado (4), às 20h; com reprise domingo (5), às 8h30 e 16h.

Agenda Econômica

Dia e horário: domingo (5), às 13h e 23h

Em Discussão

Dia e horário: sábado (5), às 23h30; com reprise domingo (6), às 9h e 16h30.

Pela internet: O programa está disponível na página da TV Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)