Reportagem da Rádio Senado vence Prêmio Petrobras de Jornalismo

Da Redação | 01/07/2015, 08h09

A reportagem especial "Torrente", produzida pelo jornalista Sergio Vieira, da Secretaria Agência Jornal do Senado, foi a vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria Reportagem Cultural. "Torrente" foi veiculada em fevereiro de 2014 pela Rádio Senado, como uma homenagem aos 10 anos de falecimento da escritora Hilda Hilst.

Quando da morte de Hilda Hilst, em fevereiro de 2004, o Senado aprovou dois votos de pesar, propostos pelos então líderes do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e do PT, senador Eduardo Suplicy (SP). O ex-parlamentar petista concedeu na época uma entrevista ao jornalista sobre a escritora. Trechos de sua homenagem em Plenário foram utilizados na reportagem.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de terça-feira (30), na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. Também participaram da produção a jornalista Ana Beatriz Santos, as locutoras Regina Pinheiro e Lya Passarinho e o técnico em áudio André Menezes.

— Eu jamais teria ganhado sem a ajuda desses colegas - disse Sergio Vieira.

O repórter também agradeceu à Petrobras pela iniciativa e lembrou que a empresa já possui uma atuação expressiva na área cultural.

Para a reportagem, concederam entrevistas ainda a escritora Márcia Tiburi e o diretor do Instituto Hilda Hilst, Daniel Fuentes, além de amigos e estudiosos da grande autora.

— Hilda vende muito mais hoje do que quando era viva, e a página do Instituto no Facebook tem dezenas de milhares de seguidores, a imensa maioria de jovens — informou Sergio Vieira.

COMO OUVIR

Dia e horário: A primeira parte de "Torrente" irá ao ar nesta sexta-feira (3) às 18h, com reprise no sábado (4), às 10h, e no domingo (5), às 17h, no programa Reportagem Especial, da Rádio Senado. A segunda parte será veiculada na sexta-feira (10), com reprise no sábado (11) e no domingo (12) nos mesmos horários.
A Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Os programas da Rádio Senado são distribuídos para mais de 2 mil emissoras no país por meio da RadioAgência, e podem ser acessados no endereço www.senado.leg.br/radio.
A reportagem também pode ser conferida na página da Rádio Senado: http://www.senado.gov.br/noticias/Radio

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cultura Petrobras Senador Eduardo Suplicy