Lídice da Mata lembra a independencia da Bahia

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/07/2015, 17h17

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) saudou a  Independência da Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823. A parlamentar lembrou  que, após o grito do Ipiranga de Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, grande parte das Regiões Norte e Nordeste haviam continuado em poder dos portugueses.

A data comemorativa é um dos principais marcos da luta pela independência brasileira, processo que durou de 1821 a 1825. Lídice da Mata traçou um pequeno panorama histórico dos acontecimentos fundamentais da independência baiana e ressaltou a grande ajuda de negros e índios.

Lídice da Mata também sugeriu que a TV Senado produza um documentário sobre os acontecimentos e personagens da Independência da Bahia.

— No dia 2 de julho, o exército libertador entra triunfalmente em Salvador, consolidando a nossa independência. Esta data é comemorada anualmente com um cortejo cívico, refazendo o caminho da luta de libertação pelos baianos — disse a senadora.

A senadora ainda reiterou pedido para que seja votada a retomada do PL 6106/2002, tramitando há 12 anos na Câmara dos Deputados. A proposta muda o nome do Aeroporto de Salvador para Aeroporto Dois de Julho

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Lídice da Mata