Comissão de Combate à Violência contra a Mulher fará diligências pelo país

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/07/2015, 20h19

A Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher aprovou nesta quarta-feira (1º) a realização de diligências pelo país para conhecer as políticas públicas de enfrentamento ao problema nas diversas regiões brasileiras.

Um grupo de integrantes da comissão também irá ao município de Castelo do Piauí para visitar as famílias das quatro garotas vítimas do estupro coletivo ocorrido em maio naquele estado. Uma das vítimas morreu dez dias após a agressão.

Também foi aprovado requerimento para a promoção de audiência pública com a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci. O tema da audiência será o rigor na punição das ofensas contra mulheres na internet.

A relatora da comissão, deputada Luizianne Lins (PT-CE), apresentará o plano de trabalho na próxima semana. Ela explicou que o plano deverá incluir a busca por experiências bem sucedidas no país na superação da violência contra a mulher.

A comissão aprovou ainda a proposta das deputadas sobre a cota para mulheres no Parlamento. O texto rejeitado pela Câmara estabelecia 15% de vagas para mulheres no Parlamento. A proposta da bancada feminina agora estabelece uma cota escalonada, iniciando-se com 10% e chegando a 16%. A presidente da comissão, senadora Simone Tebet  (PMDB-MS), acredita na aprovação da matéria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: