Senado discute participação obrigatória da Petrobras no pré-sal

Da Redação | 30/06/2015, 13h03

Na abertura da sessão temática que discute nesta terça-feira (30) a possibilidade de mudança no modelo de exploração do pré-sal, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou a necessidade de buscar uma solução que garanta o desenvolvimento do setor energético, o uso adequado dos recursos e a garantia de que não haverá problemas no futuro.

Ele voltou a esclarecer que o projeto em exame no senado (PLS 131/2015), do senador José Serra (PSDB-SP), não impede a participação da Petrobras na exploração, mas apenas acaba com a fatia obrigatória de 30%. Ressaltou também que, embora se busquem fontes alternativas de energia, o petróleo ainda representa mais de 50% da matriz mundial, o que exige uma análise cuidadosa do tema.

Segundo Renan, o que está em jogo é o patrimônio do brasileiro e a principal empresa do país, que, apesar das denúncias envolvendo a administração da Petrobras, lucrou R$ 5,3 bilhões no primeiro trimestre e tem reservas de 30 bilhões de barris.

Após a fala de Renan, iniciou sua apresentação o professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-executivo da Petrobras Ildo Sauer, que defende a participação estratégica da estatal na exploração.

Falarão ainda representantes da Petrobras, do Ministério de Minas e Energia, de institutos de pesquisa, entre outros. Representantes dos trabalhadores, presentes no Plenário, também foram convidados por Renan a expor seus pontos de vista. Depois os senadores participarão do debate sobre o assunto.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)