Secretário de Petróleo e Gás Natural defende manutenção de modelo de partilha

Da Redação | 30/06/2015, 15h20

Durante sessão temática no Senado, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, defendeu a manutenção do modelo de partilha para a produção de petróleo. Por esse modelo, a Petrobras tem uma parcela mínima de 30% em todos os projetos do pré-sal e só os outros 70% é que vão a leilão — que também pode ser disputado pela estatal, caso participe de um dos consórcios competidores. Ele reforçou que o modelo é resultado de uma decisão política do governo referendada pelo Congresso.

— A decisão foi política. Ela teve suporte em fatos técnicos. A Petrobras tem capacidade de explorar o pré-sal. Ela tem infraestrutura montada. O menor custo de produção que a gente pode ter no pré-sal é com a Petrobras fazendo a operação — disse.

O secretário reforçou que o modelo está começando a ser testado no país e ainda não deveria ser alterado.

— O modelo não foi testado. Ele foi estudado, ele foi chancelado pela Presidência, foi aprovado pelo Congresso Nacional e colocado em prática uma única vez. Eu não posso acreditar que isso seja o que está atrapalhando os investimentos a serem feitos no Brasil — argumentou.

Ele observou ainda que a área de exploração do pré-sal é pequena, se comparada a toda área destinada a exploração de petróleo e gás, mas extremamente produtiva. O país conta hoje com 110 companhias que atuam na exploração e produção de petróleo, o que refuta, de acordo com o secretário, argumentos de que exista um monopólio no setor.

Segundo Almeida, o potencial de exploração do pré-sal é de 40 a 50 bilhões de barris. A produção do Golfo do México americano em 33 anos, comparou, foi de 13,5 bilhões de barris. Ele afirmou ainda que as dívidas da Petrobras serão superadas porque a empresa conta com ativos elevados.

— A situação atual da Petrobras é conjuntural — apontou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)