Petrobras cumpre deliberações do Congresso, diz assessora jurídica da estatal

Da Redação | 30/06/2015, 15h29

“A Petrobras vem sempre se adequando àquilo que o país entende, segundo as Casas legislativas deliberam, que é o melhor para o país e o melhor para a companhia”, afirmou a assessora jurídica da estatal Claudia da Costa Vasques Zacour. Ela participa de sessão temática do Plenário que discute, nesta terça-feira (30), mudança na legislação para abolir a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo.

Conforme resumiu aos senadores, as mudanças no marco legal da exploração do petróleo, ao longo dos últimos anos, levaram à convivência de três modelos: concessão, partilha de produção e cessão onerosa. A estatal novamente se ajustará a um novo ordenamento, caso o Legislativo venha a aprovar o PLS 131/2015, que revoga a participação obrigatória da estatal.

— A Petrobras seguirá fielmente aquilo que o legislador, depois dos debates do processo legislativo, assim deliberar — disse Zacour.

Sendo uma sociedade de economia mista, ressaltou, a companhia “não pode se furtar a cumprir o que o legislador entender que é o mais adequado para o momento que o país estiver vivendo”, tendo também em conta os interesses de acionistas minoritários, que devem estar contemplados nos projetos da estatal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Petrobras