Comissão do pacto federativo apresenta relatório parcial nesta quarta

Da Redação | 30/06/2015, 21h25

A comissão especial criada para aprimorar o pacto federativo reúne-se nesta quarta-feira (1º) para a apresentação do relatório parcial do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Na oportunidade também deverá ser votada a convocação do ministro do Planejamento Nelson Barbosa e da professora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócia-diretora da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).  O presidente do colegiado, Walter Pinheiro (PT-BA),  disse que a presença deles é importante para discutir a Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

Nesta terça-feira (30), a comissão entregou ao presidente do Senado, Renan Calheiros, três propostas de emenda à Constituição (PEC) e três projetos de lei (PLS) que tratam do pacto federativo, em estágio avançado de tramitação, para que entrem na ordem do dia.

Entregamos 20 projetos na semana passada, já como resultado do primeiro trabalho. E hoje, o relator preparou uma lista com esses seis. São projetos que não causam impactos, não oneram em nada o orçamento da União, e que já podiam compor a ordem do dia de amanhã [quarta] – observou Walter Pinheiro.

Renan ressaltou que algumas matérias necessitam da apresentação de requerimentos de urgência para serem votadas em Plenário. Apesar da prioridade na tramitação, a comissão tem mais prazo para dar uma nova configuração ao pacto federativo. As duas principais diretrizes para o trabalho da comissão: afastar a possibilidade de novos custos, vedando a transferência de encargos para estados e municípios, e criar oportunidades de investimentos nesses entes federativos.

Walter Pinheiro informou que haverá uma audiência pública na próxima semana, no dia 8 e que a ideia  é concluir os trabalhos da comissão até setembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Estados Municípios Pacto Federativo