Portal da Transparência registra 1,3 milhão de acessos em um ano

Da Redação | 29/06/2015, 15h22

Com seis anos de existência, o Portal da Transparência oferece informações públicas sobre o Senado relacionadas à gestão administrativa da Casa, como licitações, contratos, recursos humanos, despesas, auditorias e relatórios de controle interno. Ao longo desse tempo, a página tem se popularizado entre os cidadãos. O número de acessos comprova isso. Entre 26 de junho do ano passado e 25 de junho de 2015, por exemplo, foram contabilizados 1,3 milhão de acessos.

Com o objetivo de propiciar ao usuário a oportunidade de fiscalizar e acessar informações referentes à atividade estatal, a página vem passando por constante aperfeiçoamento. A próxima reformulação, que garantirá melhor organização e detalhamento dos conteúdos, será lançada em agosto deste ano. As melhorias foram apresentadas na 12ª reunião do Conselho de Transparência da Casa.

A nova interface será mais organizada e funcional, já que o usuário terá acesso a uma gama de informações, como gastos com passagens, preposições e composição de gabinetes, centralizadas em uma única página.  De acordo com Washington Manoel Brito, secretário-executivo e representante da Diretoria-Geral (DGER) no Comitê Gestor da Internet, a necessidade de mudança foi percebida há mais de um ano.

— O Comitê determinou que fosse feita uma mudança global no Portal do Senado. O objetivo era tornar mais fácil a busca por informações. Refizemos o Portal da Transparência, principalmente a página dos senadores, onde pegamos todos os dados sobre os parlamentares e colocamos em uma única página — salientou.

Feita em tempo real, a atualização da página ocorre por meio de buscas nos sistemas da Casa. Segundo Washington, cada área é responsável por atualizar os dados que lhes são cabíveis e as informações são inseridas automaticamente no portal.

— Cada setor faz a sua alimentação e isso é refletido no Portal da Transparência. Com a mudança, em vez de o usuário buscar essas informações em várias páginas, ele encontra tudo em uma página e de forma mais organizada — afirmou.

A diretora-adjunta de Transparência, Liu Pereira, acrescenta que a intenção é levar a integralização, o agrupamento e a organização do conteúdo para outras áreas da Casa.

— Pretendemos replicar essa funcionalidade para outras áreas. Para a de Recursos Humanos, por exemplo, a ideia é poder ver de uma forma agrupada todo o gasto de determinado servidor. Porque hoje a gente tem os gastos do servidor, quanto ele gastou com diárias e o salário, mas elas também estão separadas, como era a página dos senadores. A ideia é a gente agrupar isso — disse.

Em breve

De acordo com Liu, encontra-se em fase final de desenvolvimento uma solução que permitirá ao público ter acesso às passagens aéreas gastas com viagens oficiais. A diretora-adjunta explica que o sistema permitirá não apenas a consulta às passagens que o gabinete do senador compra e pede o reembolso, mas também às emitidas pelo Senado.

— Hoje, nós publicamos as diárias recebidas por um senador ou servidor que tenham feito uma viagem a trabalho. A partir de agora, vamos divulgar também os gastos com passagens aéreas, além das referentes a ida e a volta para o estado de origem — explicou, destacando que a novidade deve ser lançada nos próximos dias.

Segundo Liu, uma das principais conquistas vindas do Portal da Transparência foi a parceria entre os diversos setores do Senado.

— Esse é um dos grandes ganhos. A gente precisa da parceria das áreas que alimentam o conteúdo e da parceria do Prodasen. Caso contrário, o portal não existiria — destacou.

Biografias padronizadas

A disponibilização de biografias padronizadas, contendo todo o histórico de cada  parlamentar, era uma das principais reivindicações dos integrantes do Conselho de Transparência, cujos membros são: Natália Paiva, da ONG Transparência Brasil; Jesus Chediak, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Jorge Abrahão, do Instituto Ethos; bem como dos gestores da Casa, Marcio Sampaio Leão (SGIDOC), Virgínia Malheiros Galvez (Secom), Regina Bezerra (Ouvidoria) e Elga Mara Lopes, da Secretaria de Transparência, que preside o Conselho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)