CPI do Carf ouve suspeitos de esquema de fraude no órgão

Da Redação | 29/06/2015, 15h07

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga denúncias de fraude no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) ouvirá nesta terça-feira (30) três suspeitos de participação no esquema. Dois deles são ex-conselheiros do órgão.

Adriana Oliveira e Ribeiro é sócia do escritório de advocacia J.R. Silva Advogados Associados e tem sido apontada como uma das principais peças do esquema de corrupção. Jorge Victor Rodrigues teria atuado como intermediário no pagamento de propina de empresas a conselheiros do Carf. Além deles, também prestará depoimento Gegliane Maria Bessa Pinto, funcionária da J.R. Silva.

Esquema

O Carf é um órgão do Ministério da Fazenda por meio do qual os contribuintes podem contestar administrativamente certas multas aplicadas pela Receita Federal. A Operação Zelotes, deflagrada em março por diversos órgãos federais de investigação, em conjunto com a Polícia Federal, constatou que grandes empresas vinham subornando integrantes do órgão para serem absolvidos de pagar impostos devidos ou reduzir de forma significativa o valor a ser pago.

A investigação já comprovou prejuízos de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, mas auditores envolvidos na operação avaliam que a fraude pode ultrapassar R$ 19 bilhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)