Interlegis promove segunda etapa de ações de inclusão digital no Tocantins

Da Redação | 26/06/2015, 12h07

O Programa Interlegis dará sequência, a partir de segunda-feira (29), em Araguatins (TO), às ações de modernização junto ao Legislativo Municipal tocantinense, onde quase 60% das câmaras ainda não possuem seu portal na internet. O senador Vicentinho Alves (PR-TO) que, como  1º Secretário do Senado, é o presidente do Conselho Nacional do Programa, abrirá o Encontro Interlegis, que terá palestras sobre reforma política, comunicação e transparência do Legislativo, seguidas de oficinas de treinamento.

A situação no Tocantins, em termos de inclusão digital, embora tenha evoluído, ainda é preocupante. Em 2014, dos 139 municípios do Tocantins, 98 (ou 70%) não tinham presença na internet. Essa situação começou a mudar sobretudo com as ações do Programa Interlegis durante este ano. Hoje está em torno de 59%, graças a intervenções como a realização de evento semelhante em Porto Nacional, do qual participaram servidores de 16 Câmaras.

Na sequência do Encontro, que acontecerá na Câmara da cidade, durante toda a semana, haverá duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos sem qualquer custo para as casas legislativas. Esses treinamentos vão ser realizados no Laboratório de Pesquisas do Instituto Federal de Tocantins.

Depois de abrir o evento, o senador Vicentinho Alves passará a palavra para o consultor do Senado João Trindade, que vai falar sobre O Voto Distrital e o Financiamento de Campanha. Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação do Senado, abordará o tema Comunicação Integrada no Legislativo. E, por fim, Juliana Soares, da Coordenação de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis, vai falar sobre a Solução Web Interlegis, o pacote de ações que é oferecido às Câmaras para que elas tenham o seu portal na internet

A partir da tarde do dia 19 até o dia 1º, os servidores da Câmara de Araguatins e cidades vizinhas terão a oportunidade de participar da oficina de Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. O Portal é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg, que identifica o Legislativo na internet.

Nos dias 2 e 3 de julho, o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo de uma câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da mesa diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias. Com o uso dessas duas ferramentas, as casas legislativas estão aptas a cumprir as exigências da legislação de transparência e acesso à informação.

Da assessoria do Programa Interlegis

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)