Cristovam: Lula é responsável pela crise por ter levado Dilma à Presidência

Da Redação | 26/06/2015, 11h36

Em discurso nesta sexta-feira (26), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a despeito de todas as críticas feitas nos últimos dias à gestão de Dilma Rousseff e às atitudes do PT, é no fundo o responsável pelas más ações que levaram à crise brasileira.

— O presidente Lula é o grande responsável por tudo isso. Ele tem criticado o PT, mas é mais responsável que o PT, porque a Dilma foi escolhida pelo Lula, ele impôs isso ao partido. O Partido dos Trabalhadores provavelmente iria preferir um militante com mais tempo e tradição no partido, mais orgânico, mas Lula disse que ‘a candidata será Dilma Rousseff’. Ele tem que assumir isso dentro do PT e para o Brasil inteiro para que analisemos a realidade que atravessamos hoje — disse.

O discurso teve como base artigo da jornalista Eliane Cantanhede. O texto decreta que “o mar não está para peixe” para Lula, Dilma ou o PT, com ambiente político e econômico pouco favorável e guerra interna no partido e entre os aliados. Inflação em alta, próxima dos dois dígitos, previsão de déficit na economia e desemprego crescente, conforme os índices oficiais, trazem um horizonte sombrio para 2015.

— É uma 'tragicoincidência': 9% de inflação, 9% de desemprego e 9% de popularidade da Presidente — avaliou.

Segundo Cristovam, a causa da crise é o governo PT/Dilma ter sido perdulário, “provavelmente para ganhar as eleições”, o que agrega maldade ao ato.

— Não foi por não saber, por uma irresponsabilidade inconsequente, foi perdulário para ganhar eleição. E a gente está pagando, por que somos brasileiros — disse ainda.

O parlamentar também criticou o Congresso Nacional por “contribuir para a bagunça” ao aprovar medidas como o fim do fator previdenciário e a equiparação do reajuste do salário mínimo também aos aposentados, sem nem questionar se o Tesouro Nacional aguenta isso.

A polaridade PT versus PSDB, que não traz esperança de mudança ao quadro, também foi mencionada pelo senador. Mais uma vez ele apostou na educação de qualidade como a saída para a crise. E apontou a mudança do produto interno bruto (PIB) como essencial para o salto que o país precisa, mais sintonizado com as novas tecnologias e menos dependente de produtos primários.

— Precisamos de um novo vetor para nosso progresso, porque o vetor que estamos seguindo desde Juscelino Kubitschek e nos permitiu dar esse salto todo se esgotou, por causa da realidade mundial — opinou.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse ainda que o ex-presidente Lula comete “ingratidão” ao criticar o governo e as ações de Dilma, e deveria estar solidário e ajudando a sair da crise.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)