Indústria automobilística pede apoio para manter empregos e investimentos

Da Redação | 24/06/2015, 11h52

Dirigentes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) pediram na terça-feira (23) ao presidente do Senado, Renan Calheiros, apoio para que o setor automobilístico consiga manter empregos e investimentos. Segundo o presidente da entidade, Luiz Moan, "é uma situação de crise, mas buscando a retomada do crescimento”.

— Este quadro de incerteza, no ajuste fiscal inclusive, acaba atrapalhando a percepção das empresas da validade ou não do investimento produtivo —disse Luiz Moan, acompanhado do diretor-executivo da associação, Aurélio Santana, e da diretora de relações governamentais, Beth Lira de Luka.

A indústria automotiva enfrenta diminuição na produção, nas vendas e nas exportações. Para 2015, a expectativa da Anfavea é de queda de 20,6% no licenciamento e de 17,8% na produção de autoveículos.

Segundo dados da própria Anfavea, de junho de 2014 a maio de 2015, foram produzidos 2,89 milhões de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) — uma queda de 17,6% em relação aos 3,5 milhões dos 12 meses anteriores. Também houve recuo de 16,2% nas vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias (tratores de rodas e de esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras). As exportações de autoveículos e máquinas agrícolas e rodoviárias caíram 29%, de US$ 15,32 bilhões de junho de 2013 a maio de 2014 para US$ 10,88 bilhões de junho de 2014 a maio de 2015.

Luiz Moan convidou Renan Calheiros para falar pessoalmente com os fabricantes de veículos e tranquilizá-los quanto à atuação do Congresso Nacional no ajuste fiscal. O objetivo é permitir que as empresas tomem conhecimento das regras do jogo e com isso mantenham os investimentos.

Renan assegurou o apoio do Congresso em esforços para a manutenção dos empregos.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)