Humberto Costa critica projeto que altera regras do pré-sal

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/06/2015, 16h55

O senador Humberto Costa (PT-PE) se manifestou contra o projeto de lei que libera a Petrobras da função de operadora única no pré-sal e desobriga a estatal da participação mínima de 30% dos blocos licitados.

Humberto Costa disse que o Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), vai prejudicar a estatal e fragilizá-la perante as empresas concorrentes estrangeiras.

Para o senador, a Petrobras é a maior e mais sólida empresa brasileira e tem toda a capacidade de explorar sua parcela fixa nos campos petrolíferos em funcionamento e nos que serão leiloados a partir do ano que vem.

- Essa proposta implode a condição da Petrobras como operadora única no pré-sal e abre as porteiras de um tesouro brasileiro para as multinacionais. É algo que, no nosso ponto de vista, solapa frontalmente a liderança da nossa maior empresa e a fragiliza diante das companhias estrangeiras, ansiosas por expandir sua presença no riquíssimo mercado brasileiro de óleo e de gás - afirmou Humberto Costa em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (17).

Voto de pesar

Humberto Costa também apresentou voto de pesar pelo falecimento do músico Ivson Wanderley Pessoa. O artista faleceu no sábado, aos 62 anos, em Pernambuco.

Guitarrista da banda de rock Ave Sangria, Ivinho, como era chamado, tocou ao lado de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai, Gilberto Gil e banda A Cor do Som, entre outros.

- Ivinho, como era conhecido, era um guitarrista excepcional, que se notabilizou, entre outras qualidades, com as grandes apresentações que realizou com a banda Ave Sangria e pela antológica apresentação que fez em 1978, no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, onde viajou ao lado de Gilberto Gil e da banda A Cor do Som - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)