Paim registra repúdio à terceirização em audiência em Santa Catarina

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/06/2015, 18h44

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou o posicionamento unânime dos convidados contrário ao projeto de lei da terceirização e a favor do fim do fator previdenciário, em audiência promovida na segunda-feira (8) pela Comissão de Direitos Humanos do Senado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Paim informou que da audiência saiu a Carta de Santa Catarina em que os participantes repudiam o projeto de terceirização como aprovado pelos deputados. A carta lembra que os terceirizados recebem menos, trabalham mais horas semanais, ficam menos tempo no emprego e estão mais expostos a acidentes de trabalho.

Paim disse que no serviço público, a terceirização não só precariza os direitos dos trabalhadores como ainda gera desperdício de dinheiro público, porque o gasto com a empresa que terceiriza mão de obra é maior do que a despesa com a contratação direta do trabalhador.

- Em Santa Catarina, de um total de mais de 2 milhões de trabalhadores, 600 mil já são terceirizados. Ou seja, 28% da força de trabalho daquele estado já vive numa situação precária, com a terceirização. Enfim, não há uma entidade considerada séria e responsável que defenda esse projeto - disse o senador.

Paim informou que a Comissão de Direitos Humanos vai fazer audiências em outros estados sobre o projeto da terceirização e o fim do fator previdenciário: dia 19, no Paraná; 25, no Rio Grande do Sul; 26, no Rio de Janeiro; e 29, em São Paulo.

Estatuto da pessoa com deficiência

Paulo Paim também destacou que nesta quarta-feira (10) o Senado vai dar a palavra final sobre o projeto do Estatuto da Pessoa com Deficiência. A proposta beneficiará 45 milhões de brasileiros, disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Paulo Paim