Revista ‘Em Discussão’ analisa desafios da geração de energia elétrica

Iara Guimarães Altafin | 03/06/2015, 12h49

Foi lançada nesta quarta-feira (3) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) a 25ª edição da revista Em Discussão!, que analisa estratégias para garantir o fornecimento de energia elétrica a preços que favoreçam o crescimento econômico e sem comprometer o meio ambiente.

— A revista, como em todas as outras edições, ficou primorosa. Tudo que foi debatido e que está contido na revista estará chegando a todos aqueles que desejam que o Brasil tenha um melhor futuro com relação ao panorama energético — disse o presidente da CI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Impactos da crise hídrica sobre os reservatórios das usinas hidrelétricas, efeitos ambientais e econômicos das termelétricas, necessidade de diversificação da matriz energética e de investimentos em fontes alternativas são alguns dos temas tratados na nova edição.

Conforme explicou a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado, Virgínia Malheiros Galvez, a revista dá destaque a audiências públicas que aconteceram na CI e em outras comissões da Casa, que reuniram especialistas em debates com os senadores, sobre soluções para problemas do setor de energia.

— A revista é mais um fruto dos debates protagonizados pelos senhores senadores na comissão e no Senado Federal, no desempenho de sua função institucional de debater a nossa realidade, aperfeiçoando-a através do trabalho legislativo — completou Virgínia Galvez.

Também o editor da revista, Nelson Luiz de Oliveira, e a editora do programa Em Discussão! da TV Senado, Andréa Alves, destacaram a riqueza de elementos abordados nas audiências públicas, que embasam os produtos jornalísticos da Casa.

Além dos debates, a revista lançada nesta manhã traz entrevistas com senadores que têm propostas para alterar a legislação do setor e estatísticas sobre geração de energia, consumo, tarifas, tributação, entre outras.

Para os senadores Wellington Fagundes (PR-MT), Douglas Cintra (PTB-PE) e Telmário Mota (PDT-RR), a revista Em Discussão! e os demais veículos de comunicação do Senado permitem que o trabalho dos parlamentares chegue à população.

Precisamos criar uma nova geração política brasileira e a comunicação ajuda a construir a democracia — frisou Wellington Fagundes.

A publicação, na opinião de Douglas Cintra, facilita a divulgação de temas complexos, que são tratados de maneira a facilitar a compreensão e ampliar a participação dos brasileiros nas soluções para os problemas do país.

Também participaram da reunião de lançamento da revista o diretor da Secretaria de Editoração e Publicações, Florian Madruga; o diretor da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Ricardo Icassati; a diretora da Secretaria TV Senado, Júnia Cláudia Gondin Melo; a diretora de Jornalismo da Secom, Ester Monteiro da Silva; e o representante do Ministério da Integração Nacional, Marco Antônio Cardoso.

No encerramento da reunião, Garibaldi informou que a próxima edição da revista Em Discussão! abordará questões relativas ao pacto federativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)