Paulo Paim diz que pediu a Dilma que não vete nova regra da aposentadoria

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/06/2015, 18h41

O senador Paulo Paim ( (PT-RS) pediu à presidenta Dilma Rousseff que não vete a nova regra para a aposentadoria, incluída pelo Congresso Nacional em medida provisória do ajuste fiscal aprovada há poucos dias pelo Senado.

Paulo Paim anunciou que fará uma cruzada nacional contra o projeto de lei da terceirização e em favor do fim do fator previdenciário que, na prática, reduz os rendimentos do trabalhador da iniciativa privada na hora da aposentadoria.  O objetivo é sensibilizar a presidente Dilma para que ela mantenha a mudança no cálculo da aposentadoria.

O senador disse ainda que não é verdade que a nova regra prejudica quem começa a trabalhar mais cedo. Ele explicou que ocorre o contrário, e que esse trabalhador poderá até se aposentar mais cedo.

Pessoa com deficiência - Ecologia

O senador Paulo Paim anunciou que está marcada para a próxima quarta-feira, dia 10, a votação final do seu projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, por unanimidade, pela Comissão de Direitos Humanos.

Paim lembrou que o estatuto é uma luta de 20 anos que, enfim, vai se tornar lei, beneficiando cerca de 45 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência. Os benefícios se estendem por áreas como saúde, Justiça, segurança pública, educação, trabalho, transporte, habitação e acessibilidade.

- O estatuto busca assegurar a esses 45 milhões de brasileiros direitos que até hoje não eram garantidos. Inclusive, nós incluímos ali, já no Estatuto do Idoso e agora no Estatuto da Pessoa com Deficiência, um artigo que diz que o deficiente que não tem como se manter terá direito a um salário mínimo - disse o senador.

Paulo Paim também lembrou na sexta-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, ressaltando que a vida do ser humano está ligada à natureza. Por isso, alertou para alguns cuidados simples que ajudam a proteger o meio ambiente e que fazem bem ao futuro da humanidade:

- Algumas atitudes bastante simples podem contribuir para a preservação de nossas reservas naturais: evitar permanecer com a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, ou enquanto tomamos banho; evitar usar o automóvel para ir ao mercadinho da esquina ou ao cabeleireiro que fica no comércio ao lado;  evitar deixar a luz acesa em todos os espaços da casa ao mesmo tempo; separar o lixo orgânico do lixo seco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Paulo Paim