Alvaro Dias comemora liberação de informações sobre empréstimos do BNDES

Da Redação e Da TV Senado | 03/06/2015, 16h30

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comemorou a liberação de informações sobre empréstimos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a grupos econômicos brasileiros e estrangeiros, antes mantidas sob sigilo pelo governo federal.

Segundo o senador, os dados mostram que o banco concedeu empréstimos a outros países com juros subsidiados e longo prazo para pagamento. Ele disse que para países mais alinhados ao governo as condições foram melhores ainda. Cuba, por exemplo, recebeu empréstimos com juros inferiores aos praticados no Brasil e terá 25 anos para pagá-los.

Alvaro Dias informou que, de acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, esses empréstimos subsidiados vão custar ao brasileiro R$ 79 bilhões no período de 2012 a 2015.

- É o povo brasileiro ajudando esses países com 20 bilhões [de reais] anuais - comentou o senador.

Alvaro Dias explicou que, como os recursos já foram emprestados, os juros deverão ser equalizados até o final do prazo dos empréstimos.

- Restará ao contribuinte brasileiro conhecer o quanto deverá pagar nos próximos anos de equalização de taxas de juros referente a dinheiro que foi investido para construir em outros países o que mais falta construir no Brasil: a infraestrutura - disse.

Alvaro Dias pediu à Mesa do Senado que seja logo lido no Plenário o pedido de criação de CPI para investigar possíveis irregularidades praticadas pelo BNDES.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Alvaro Dias