TV Senado reapresenta debate sobre uso da água na mineração

Da Redação | 29/05/2015, 09h41

Dois milhões e quinhentos mil litros de água por hora. É o que uma mineradora estabelecida em Minas Gerais usa para transportar minério de ferro até o Rio de Janeiro. O transporte é feito em um grande tubo, ou mineroduto, que tem mais de 500 km de extensão: o maior do mundo. Cidadãos reclamam que a prática afeta o abastecimento de água.

Um dos destaques da programação da TV Senado neste final de semana é o programa Em Discussão!, que reapresentará uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que debateu a escassez gerada pelo impacto do uso da água na mineração.

Técnicos, lideranças de populações atingidas pelas consequências do mau uso da água e representantes do governo pediram mais atenção do governo para a gestão dos recursos hídricos. O senador João Capiberibe (PSB-AP), que presidiu a reunião, defendeu mais: a cobrança referente ao uso da água pelas mineradoras. O debate ocorreu em 9 de dezembro passado.

Futebol feminino

Outro destaque na programação do final de semana é relacionado com futebol. Os 120 anos da primeira partida de futebol feminino são comemorados em 2015. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) esteve reunida durante toda a manhã da quarta-feira (27) para um debate sobre a situação do futebol feminino no país. Durante o debate, os participantes reivindicaram mais incentivo financeiro e um calendário que ocupem os times na maior parte do ano.

Entre as participantes do debate estiveram Débora de Oliveira, a 'Debinha', a jogadora da Seleção Brasileira de Futebol; Alexander Ellis, embaixador do Reino Unido no Brasil; Leila Barros, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira e atual secretária do Esporte e Lazer do Distrito Federal, e Mariléia dos Santos, mais conhecida no meio esportivo como Michael Jackson, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol e coordenadora-geral de Futebol Profissional do Ministério do Esporte.

Assista Em Discussão!

Sábado (30), às 23h30; domingo (31), às 9h e 16:30

Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Sábado (30), às 7h

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)