CPI do Carf ouve delegados da Operação Zelotes e presidente do conselho

Da Redação | 29/05/2015, 17h38

A CPI que apura denúncias de irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) se reúne nesta terça-feira (2) em audiência pública para ouvir o presidente do Carf, Carlos Barreto, e o delegado da Polícia Federal Oslain Campos Santana, um dos responsáveis pela Operação Zelotes, que identificou irregularidades no conselho. Estará presente ainda o delegado Marlon Cajado, que também trabalhou na investigação.

A CPI da Carf foi instalada a partir da operação da PF, que investigou denúncia de que empresas, escritórios de advocacia e de contabilidade, servidores públicos e conselheiros do Carf criaram esquema de manipulação de julgamentos, propiciando a redução de multas de sonegadores de impostos. O Carf é um órgão do Ministério da Fazenda junto ao qual os contribuintes podem contestar administrativamente multas aplicadas pela Receita Federal.

A investigação já comprovou prejuízos de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, mas auditores envolvidos na operação avaliam que a fraude pode ultrapassar R$ 19 bilhões. A comissão é presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e tem como relatora a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

A audiência com o presidente do conselho e com os delegados acontecerá no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho, a partir das 11h.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)