Comissão debate tratamento da psoríase no Brasil

Da Redação | 29/05/2015, 17h07

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza nesta quarta-feira (3) audiência pública com o tema “O cenário da Psoríase no Brasil- uma revisão necessária”.

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória que atinge mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões no Brasil. Provoca muita coceira e vermelhidão. As vítimas da doença têm mais risco de desenvolver depressão, ansiedade e suicídio.

Para o encontro, requerido pela senadora Ana Amélia (PP-RS), foram convidados a presidente da Associação Nacional de Psoríase no Brasil, Gladis Lima; o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Gabriel Gontijo; Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Romiti, representante do Ministério da Saúde e representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC).

Já no ano passado a senadora destacava a importância do assunto, após a aprovação, em maio de 2014, de resolução sobre a psoríase na Assembleia Mundial da Saúde realizada, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo ela afirmou na ocasião, a 67ª Assembleia Mundial da Saúde reconheceu a psoríase como uma enfermidade crônica, grave, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não existe cura. A resolução também aumenta a consciência sobre a carga psicossocial da doença, pois as pessoas com psoríase sofrem com a falta de conscientização e acesso ao tratamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)