Regina Sousa manifesta preocupação com impacto de plano agropecuário do governo

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/05/2015, 16h52

A senadora Regina Sousa (PT-PI) manifestou, nesta quinta-feira (28), preocupação com o lançamento, pelo governo, do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, região que compreende municípios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O plano foi lançado neste mês pela ministra da agricultura, Kátia Abreu, e tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

Regina de Sousa louvou a iniciativa, mas afirmou que o governo precisa romper com a lógica desenvolvimentista comumente aplicada pelo agronegócio e investir no aperfeiçoamento de tecnologias apropriadas à região valorizando o conhecimento ancestral das comunidades rurais.

A senadora lembrou que essa será a única região agrícola brasileira acompanhada desde o início pelo governo federal e que, portanto, tem condições de se desenvolver de forma ordenada, diferentemente de outras fronteiras agrícolas que não respeitaram o meio ambiente e as comunidades locais.

- Nada ali deve ser imposto à população. Há que se respeitar sua cultura e a modernização deve se dar pelo convencimento. Não se pode permitir que a ganância econômica de alguns assedie os pequenos produtores para venderem suas terras. Esse projeto do Matopiba tem que se revestir da mais ampla inclusão social daqueles que tem terra mas continuam produzindo apenas agricultura de subsistência - alertou a senadora.

Regina de Sousa ainda defendeu a aprovação de PEC que garante a proteção da integridade biológica e territorial da Caatinga e do Cerrado. Ela disse que, os biomas, por omissão do Congresso, ainda não são reconhecidos como patrimônio nacional.

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Regina Sousa