Cristovam afirma que MPs aprovadas criarão problemas no futuro

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/05/2015, 15h34

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que as votações desta semana do Senado foram positivas porque “mostram serviço”, mas não resolvem o problema e vão criar novas dificuldades no futuro.

Prova disso, segundo o senador, é que as medidas provisórias 664 e 665, como aprovadas, vão garantir uma economia de R$ 14 bilhões, com a redução de gastos. Só que o isso é pouco perto do déficit de mais de R$ 300 bilhões das contas públicas, ressaltou.

Como exemplo dos efeitos negativos do que foi aprovado, Cristovam explicou que o aumento de impostos sobre os produtos importados vai aumentar preços e elevar a inflação, apesar de ser benéfica para a indústria nacional.

O senador ainda criticou as mudanças feitas nas medidas provisórias pelo Congresso, mas citou como positiva a nova regra para a aposentadoria. Mesmo nesse caso, ele disse haver problemas, pois há cálculos mostrando que o fim do fator previdenciário vai ser positivo para as contas públicas por apenas oito anos.

- Esta semana, fizemos escolhas incompletas, superficiais, aí daqui a alguns anos a gente se arrepende de novo; começa a ajustar tudo de novo, fazendo de conta que não errou. É preciso, um dia, este país parar de fazer pacotes e ter políticas claras de médio e longo prazo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)