Zezé Perrella inicia articulação para criar CPI da CBF

Guilherme Oliveira | 27/05/2015, 15h35

O senador Zezé Perrella (PDT-MG) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (27), que iniciará imediatamente a coleta de assinaturas entre os senadores para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na manhã desta quarta-feira, a polícia da Suíça prendeu sete dirigentes ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa) por suspeitas de corrupção envolvendo a organização de competições e contratos de marketing e televisionamento. Entre eles está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou o cargo em abril deste ano.

Perrella foi contra a criação de uma CPI da CBF no Senado em 2013 e agiu para convencer colegas a retirar assinaturas do requerimento, proposto pelo ex-senador Mário Couto (PSDB-PA). Desta vez, contudo, ele entende que as circunstâncias são diferentes.

— Eu fui contra a CPI na época da Copa do Mundo porque achava que não tínhamos fato relevante que a justificasse. Hoje, existe ex-dirigente da CBF preso por corrupção. Pela gravidade da situação, nós temos a obrigação neste momento de fazer uma CPI nesta Casa — explicou.

Em 2014, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também tentou levar adiante a criação de uma CPI para investigar as autoridades do futebol brasileiro, mas não teve sucesso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)