Renan: país cobra respostas e Senado pode ter CPI do Futebol

Da Redação | 27/05/2015, 16h58

O presidente do Senado, Renan Calheiros, comentou rapidamente nesta quarta-feira (27) a possibilidade de criação de uma CPI para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pela manhã, a polícia da Suíça prendeu sete dirigentes ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa) por suspeitas de corrupção envolvendo a organização de competições e contratos de marketing e televisionamento. Entre eles, está o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Na sessão plenária, o senador Zezé Perrella (PDT-MG) anunciou coleta de assinaturas para a criação de uma CPI, avaliando que a gravidade da situação exige uma investigação pelo Senado.

Para Renan, não há por que não investigar o tema, que mobiliza a sociedade.

- A comissão parlamentar de inquérito decorre da necessidade de se investigar algo. Se houver o número mínimo de assinaturas [27 senadores], vamos constituir a CPI. Esse é um assunto que mobiliza a sociedade, o país cobra respostas e se o caminho for o da CPI, temos que estimular - disse Renan.

A criação de uma nova CPI para investigar o futebol já foi proposta em 2013, pelo então senador Mário Couto (PSDB-PA), e em 2014, pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Couto chegou a conseguir as assinaturas necessárias, mas parte dos senadores retirou o apoio, inviabilizando a investigação. A primeira CPI do Futebol funcionou em 2000 e 2001, sob a presidência do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)