CDR vai discutir indenizações a afetados por construção de barragem

Da Redação | 27/05/2015, 12h54

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou, durante reunião realizada nesta quarta-feira (27), o pedido dos senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA) para que seja realizada uma audiência sobre indenizações para as milhares de famílias desapropriadas durante a construção da barragem de Sobradinho (entre 1971 e 1978), na Bahia, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

As desapropriações ocorreram em 1976 e provocaram o desalojamento de cerca de 12 mil famílias, num total de 72 mil pessoas. Deste universo, 8.619 famílias da zona rural, "miseráveis expulsos de suas terras de forma violenta pelo regime militar", de acordo com os senadores.

- Foi a maior migração forçada depois da II Guerra, e a comparação com o nazismo não é de todo gratuita - afirmam os senadores, reiterando que era comum na época os ribeirinhos se referirem à Chesf com termos como "besta-fera" ou "monstro do Apocalipse".

Foram convidados para a audiência representantes da Advocacia-Geral da União, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos trabalhadores rurais.

- Uma parte daquela população ainda vaga até hoje miserável, e os danos ambientais foram estruturais. A flora da área ribeirinha desapareceu - lembram Pinheiro e Lídice.

Também foi aprovada pela comissão a criação de uma zona de processamento de exportação (ZPE) em Sorriso, no Mato Grosso. A criação desta ZPE vai ser agora analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)