Roraima busca empreendedores para explorar potencial do estado, diz Telmário Mota

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/05/2015, 15h20

O senador Telmário Mota (PDT-RR) destacou, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (26), iniciativas do governo de Roraima para estimular o investimento de empreendedores de todo o Brasil, interessados em explorar o potencial econômico do estado.

Telmário Mota disse que o atual governo deve garantir aos investidores apoio para aquisição de terras, segurança jurídica, agilidade no licenciamento ambiental, incentivos fiscais e financiamentos bancários.

O governo também deve consolidar a matriz energética em Roraima, garantindo o fornecimento de energia para o setor produtivo, acrescentou o senador.

Na agricultura, segundo ele, condições de relevo, solo e luminosidade asseguram até três safras ao ano, se houver uso de irrigação. Para os criadores de gado, continuou, o estado deve investir em sanidade animal para combater a aftosa e abrir as portas do mercado venezuelano para a carne produzida naquele estado.

O senador lembrou que Roraima tem 496 mil habitantes e a economia do estado cresceu 79% entre 2002 e 2012. São números que, na opinião dele, chamam a atenção de empreendedores, que agora vão encontrar um ambiente propício para investir.

- Roraima precisa de investimento, o governo federal precisa ajudar o estado na infraestrutura e isso já está sendo construído - afirmou Telmário Mota, acrescentando que o estado está "de portas abertas" para quem "é produtor" ou "quer recomeçar a vida, iniciar um novo caminho, um novo negócio".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)