Indicado diretor da ANA, Ney Maranhão será sabatinado terça-feira na CMA

Iara Guimarães Altafin | 26/05/2015, 10h57

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) marcou para a próxima terça-feira (2) a sabatina de Ney Maranhão, indicado para o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). Após a leitura do relatório do senador Otto Alencar (PSD-BA), atestando que o indicado atende aos requisitos para o cargo, foi concedida vista coletiva regimental pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que presidiu a sessão desta terça-feira (26).

Indicado pela Presidência da República, Ney Maranhão tem 69 anos, é formado em Geologia, com especialização em Mecânica de Rochas, em Portugal, e doutorado em Engenharia Civil, na área de recursos hídricos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além da formação acadêmica, Otto Alencar destacou, em seu relatório, a atuação profissional de Ney Maranhão, com ênfase em sua experiência em empresas de consultoria que prestaram serviços para diversas usinas hidrelétricas, como Itaipu e São Simão, e em programas de pós-graduação na área.

O indicado atuou na Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado de São Paulo, entre 1999 e 2000, foi superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, de 2010 a 2013, e atualmente é secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e secretário-executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

– Quero acrescentar que, pela sua história de vida, além de ter um currículo condizente, é um homem que tem uma vida limpa, não se encontrou nenhuma falha moral na sua carreira no serviço público, o que engrandece muito a sua história e o seu currículo – acrescentou Otto Alencar, ao concluir a leitura do seu relatório.

Após a sabatina na próxima semana, a indicação será submetida a votação secreta na CMA, seguindo então para decisão final em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Água CMA Meio Ambiente