CPI do HSBC cancela reunião desta terça-feira

Da Redação | 26/05/2015, 17h38

A CPI do HSBC cancelou a reunião desta terça-feira (26) destinada à análise de requerimentos. O primeiro item da pauta que seria analisada é o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) que solicita uma diligência da comissão à França. Os objetivos são reunir-se com as autoridades daquele país que investigam o caso, e também com o ex-funcionário do HSBC em Genebra, Hervé Falciani.

Foi do arquivo deste ex-funcionário que partiu o vazamento de 106 mil contas de clientes de 203 países, que passaram a ser investigados por supostas irregularidades. Os depósitos somavam mais de US$ 100 bilhões, sendo que o Brasil é o 4º colocado no número de clientes.

A Receita Federal já recebeu arquivos eletrônicos sobre os brasileiros, mas não pode compartilhar os dados com a CPI, por determinação das autoridades francesas.

Também constam na pauta da reunião requerimentos pedindo a quebra do sigilo fiscal de 16 nomes, entre eles o do doleiro Henry Hoyer (investigado pela Lava Jato), do ex-diretor do metrô paulista Paulo Celso Mano, de duas irmãs do deputado Paulo Maluf (Therezinha e Nely), dos empresários Benjamin Steinbruch e Dario Queiroz Galvão e do vereador no Rio de Janeiro Marcelo Arar (PT).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)