Reguffe elogia aumento de contribuição paga pelos bancos

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/05/2015, 16h32

O senador Reguffe (PDT-DF) elogiou, nesta segunda-feira (25), o governo por ter adotado o que, na opinião dele, é uma medida corajosa: aumentar de 15% para 20% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de bancos, seguradoras e administradoras de cartão de crédito.

Para ele, é justo cobrar mais dos bancos que, ano após ano, vêm seus lucros aumentarem, mas que, ao mesmo tempo, dificultam e cobram taxas elevadas dos correntistas que buscam financiamento nessas instituições.

Reguffe, no entanto, acredita que o governo poderia ter sido mais ousado, corrigindo os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas e aumentando a alíquota da contribuição social sobre o lucro líquido de bancos para 27,5%, mesmo índice que incide sobre a renda dos trabalhadores com maior renda.

- É uma incoerência do nosso modelo tributário. Cada 1% de aumento na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido dos bancos dá R$ 800 milhões. Portanto, se aumentasse de 15% para 27,5%, nós teríamos R$ 10 bilhões a mais para o governo. Por que que os bancos têm que contribuir com menos do que as pessoas físicas? - questionou Reguffe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Reguffe